Os lusíadas
*resumo conto 5*
Letícia, Julianne e ronald
Vasco da gama, continua a sua narração do rei de Melide, no começo do conto quando eles saíram de Lisboa. A viagem continua normalmente até que eles passam pelo Equador um lugar que ainda não foi explorado, é quando Vasco da Gama, precencia varios fenômenos metereologicos como: trovoadas assustadoras o fogo de santelmo e a tromba marítima relâmpagos de ar e fogo acendem, chuveiros negro, noites tenebrosas bramidos de trovão que o mundo fedem. "Este clima e este mar nos ele apresenta que causa parece q tormenta?"
Vasco não tinha nem terminado de falar quando surgiu uma figura enorme, de rosto inchado de olhos encovados de postura má, cabelos feios e cheio de terra, de boca negra e dentes amarelos, a voz fazia arrepiar os cabelos e a carne dos navegantes.
o gigante chama os navegantes de ousados e fala q eles têm como meta a glória particular, chegaram aos Confins do mundo, e completa dizendo que aquele mar há tanto ele guarda nunca foi explorado por outros. o gigante obrigada os portugueses que ouçam os seus sofrimentos futuros por terem descobrido os segredos do mares e por seu atrevimento em cruzá-los. o gigante afirma "que o menor mal de todos seja a morte!" diz q se vingará ali mesmo de seu descobridor, *Bartolomeu Dias*, Adamastor faz previsões sobre a vida de alguns marinheiros, quando vasco interrompe perguntando
-" quê és tu? quê esse estupendo"
Adamastor diz que era um dos Titãs (gigantes q lutavam contra Júpiter), ele conta também da loucura de lutar contra Neptuno por amor a *Tétis*, por quem desprezou todas as Deusas.
Um dia a viu nua na praia e apaixonou- se por ela, e ate então não há nada que ele queira mais que ela.
Tétis no entanto não era apaixonada por Adamastor, e fazia promessas mentirosas. O gigante afirma que como estava cego de amor não percebeu que estava sendo enganado. Uma noite louco de amor e desistindo da guerra, apareceu Tétis única e nua. Como louco, o gigante correu abrindo os braços e começou a beija- lá, quando Adamastor percebeu que beijava e abraçava um duro monte. Sem palavras e imóvel, sentiu- se como uma rocha.
*Adamastor invoca Tétis, perguntando porquê, se ela não o amava, não o manteve com a ilusão de abraça- lá. Da li ele partiu quase louco pela mágoa e pela desonra, procurando um lugar q não houvesse quem risse de sua tristeza.* Admastor anuncia, então, seu triste destino.
A carne do gigante se transformou em terra e os ossos em pedra, seus membros e suas figuras ficaram pelo mar. Os Deus fizeram dele um cabo. Para que sofra em dobro, Tétis costuma banhar- se nas águas próximas.
o gigante desapareceu chorando, e o mar voltou a ser "calmo". Vasco ergue seus braços ao céu e pede para que as previsões feitas por Admastor sobre os seus tripulantes e suas famílias não se realizem.
O conto termina com os elogios feitos por Vasco a tomancidado português seus contemporâneos, a poesia e a técnica que lhe correspondem
Nenhum comentário:
Postar um comentário